sábado, 12 de junho de 2010

HISTÓRIA DE IPUEIRA RN - FONTE: IBGE

IPUEIRA, propriedade banhada pelo riacho dos Bois, afluente do rio Sabugi e este rio Seridó, pertencia, inicialmente, ao município de Serra Negra do Norte e, posteriormente, ao de São João de Sabugi.

O historiador Nestor de Lima, em 1925, referia-se a Fazenda Ipueira, de João Manuel de Medeiros, com engenho de rapadura, pequeno açude e lavoura de cereais.

Em 1942, Antilóquio Câmara destacava o acentuado desenvolvimento de Ipueira, com característica de povoado.

Segundo Francisco Lins de Medeiros, que foi proprietário da Fazenda volta da Jurema, em nota de próprio punho, a povoação de Ipueira foi fundada em 1939 e a capela construída em 1940, por Francisco Quirino de Medeiros.

O topônimo significa lagoeiro, alagado pelo transbordamento de rio ou lagoa, ou ainda, charcos que permanecem algum tempo na superfície do terreno.

Gentílico: ipueirense

Formação Administrativa

Elevado à categoria de município e distrito com a denominação de Ipueira, pela lei estadual nº 3006-A, de 31-12-1963, desmembrado São João do Sabugi. Sede no atual distrito de Ipueira expovoado. Constituído do distrito sede. Instalado em 14-02-1965.

Em divisão territorial datada de 31-XII-1963, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quem sou eu

Minha foto
Sou o subtenente PM/RN JOSÉ MARIA DAS CHAGAS, natural de Mossoró-RN, pai de quatro filhos e que tem como base principal de vida:AMAR A DEUS SOBRE TODAS AS COISAS" e AMAR AO PRÓXIMO COMO AMO A MIM MESMO"; ÃLÉM DE SER HUMILDADE E ATÉ A PRESENTE DATA NUNCA ECONOMIZEI UM GOTA DE HONESTIDADE. TENHO A MANIA DE ESCREVER, ESCREVER, ESCREVER, DE LER, LER, LER; DE PESQUISAR. COM CINCO BLOGS NA REDE MUNDIAL DE COMPUTADORES, CUJA META FINAL É DE CHEGAR AOS 7 BLOGS E 400 LINKS. SOU 95 POR CENTO TORCEDOR DO BARAÚNAS, O MAIS QUERIDO DE MOSSORÓ E 5 POR CENTO FLUMINENSE.

MUNICIPIOS